Notícias

05 de maio de 2025

Agora é lei: Janeiro Branco entra oficialmente para o calendário de eventos de Arujá

Lei proposta por Caio Mãos Solidárias promove palestras, encontros entre outras ações em prol da saúde mental

Visualize fotos

Foi sancionada a Lei Municipal nº 3.723/2025, de autoria do vereador Caio Mãos Solidárias (União), que institui em Arujá a campanha “Janeiro Branco”. A iniciativa estabelece o mês de janeiro como o período dedicado à conscientização e promoção da saúde mental e emocional da população arujaense.

A campanha tem como objetivo fomentar o debate público sobre saúde mental, por meio de ações como a divulgação de conteúdos em mídias, a realização de encontros, palestras e outras atividades coletivas que contribuam para a disseminação do tema. Durante essas atividades, o público será incentivado a refletir sobre as causas e consequências de situações cotidianas — vividas individual ou coletivamente — e seus impactos no bem-estar emocional.

Segundo a justificativa da nova legislação, essas ações visam ampliar a compreensão da importância do cuidado com a saúde mental, promovendo uma visão mais abrangente do tema. A campanha destaca que saúde mental não se limita à presença ou ausência de transtornos diagnosticáveis que exijam medicação, mas envolve também o equilíbrio emocional e a aceitação das oscilações naturais da vida.

A partir de 2026, o “Janeiro Branco” passará a integrar oficialmente o calendário municipal, sendo celebrado anualmente. Como símbolo, a campanha adotará um laço branco, representando seus princípios e propósitos de acolhimento, empatia e valorização da vida emocional.

Imagem: Acervo Câmara



Publicado em: