Notícias

31 de julho de 2025

Vereador Mirim terá primeira edição para alunos do 5º ano do ensino fundamental

Proposta prevê incorporação de escolas da rede pública do Município ao projeto e possibilidade de ampliação do número de alunos da rede privada

Visualize fotos

A Escola do Legislativo realizará no 2º semestre de 2025 a primeira edição do projeto Vereador Mirim voltado a alunos do 5º ano do ensino fundamental. A novidade foi oficialmente apresentada a diretores, coordenadores e professores de escolas públicas e particulares de Arujá durante reunião feita na Câmara Municipal, na última terça-feira (30/7).  

O encontro, conduzido pela presidente da Casa Legislativa, Profª Cris, contou ainda com a participação do secretário de Educação, Aldo Menezes, além de todos os membros da equipe da Escola do Legislativo, e representantes da empresa responsável pela plataforma digital do projeto.

Até o ano passado, somente estudantes matriculados do sexto ao nono ano do ensino fundamental 2 podiam participar do Vereador Mirim. A inclusão de estudantes do 5º ano foi permitida após aprovação, pela Casa de Leis, de uma alteração no artigo 1º do Decreto-Legislativo 179/2011, que criou o projeto, proposta pelo então vereador Abelzinho.

Na prática, a mudança significa a possibilidade de aumento do número de alunos envolvidos no projeto e a ampliação do alcance das ações desenvolvidas pela Câmara Municipal na área da cidadania através da Escola do Legislativo.

O Projeto Vereador Mirim por Um Dia — retomado oficialmente em 2023 sob coordenação da Escola do Legislativo Ana Cristina Poli — tem como principal objetivo estimular a consciência política e cidadã, ampliar o conhecimento sobre o funcionamento do Legislativo municipal e incentivar o debate sobre a cidade e os temas de interesse coletivo.

O formato envolve simulação de processo eleitoral para escolha dos estudantes representantes, diplomação dos eleitos e realização de uma Sessão Especial na Câmara, onde apresentam seus projetos — oferecendo vivência prática e educativa sobre a atividade parlamentar.

De acordo com a Profª Cris, esta iniciativa representa uma oportunidade única de aproximar os estudantes da realidade institucional da Câmara, promovendo cidadania e conhecimento do processo legislativo desde os primeiros anos escolares.



Publicado em:

Publicado por: