19 de agosto de 2025
Centenária Luzia Ramos é homenageada pela Câmara de Arujá
Na sessão, ainda foram aprovados projetos sobre pipódromos, combate ao alcoolismo infantojuvenil e inclusão de crédito no orçamento
Aplaudida de pé por vereadores, familiares e público presente, Luzia Ramos Felipe recebeu uma moção em homenagem ao seu centenário, completado no início de julho, com plena saúde e lucidez. A proposta, de autoria da vereadora Ana do Esporte (PSD), foi aprovada por unanimidade durante a sessão desta segunda-feira (18/08).
Moradora de Arujá desde 1970, quando se mudou com o esposo, o servidor público Anestino José Felipe, com quem teve nove filhos, Luzia construiu sua trajetória com trabalho e dedicação. Atuou como lavadeira, cuidadora de crianças e auxiliar de serviços gerais em um hotel local, garantindo a criação e educação da família, que hoje soma 15 netos e 19 bisnetos. Durante a homenagem, Ana destacou ainda que Luzia é uma frequentadora assídua do Centro Dia do Idoso.
A pauta da sessão incluiu, ainda, a aprovação em segunda votação do projeto de lei que institui a Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo Infantojuvenil (PL 42/2025), voltado à promoção de ações educativas e de conscientização sobre os riscos do consumo precoce de bebidas alcoólicas. Também foi aprovado o PL 37/2025, que cria os pipódromos — espaços destinados à prática esportiva, artística e de lazer para soltar pipas. Ambos os projetos são de autoria do vereador Tiago Ursão (MDB) e agora seguem para sanção do prefeito.
A sessão registrou, ainda, 42 indicações de melhorias e 12 requerimentos de informações ao Executivo.
Projetos do Executivo
A pedido do líder do governo, Professor Danilo (PSD), três projetos do Executivo foram incluídos na Ordem do Dia. Entre eles, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 1/2025, que prevê a possibilidade de alterar a destinação de áreas classificadas como verdes ou institucionais. Na prática, essas áreas, originalmente reservadas à preservação ambiental, lazer ou serviços públicos, poderão ter seu uso modificado em situações excepcionais, mediante justificativas técnicas e plano de compensação. Segundo a gestão Camargo (PSD), a medida busca maior flexibilidade na gestão urbana “sem comprometer os princípios do ordenamento e da proteção ambiental”. A proposta foi aprovada por unanimidade em 1ª votação e aguarda nova aprovação por maioria absoluta em 2ª e definitiva votação.
Já o PL nº 23/2025, que abre crédito adicional de R$ 1,3 milhão para a Secretaria de Serviços Públicos, e o PL nº 24/2025, que amplia os investimentos necessários para a construção do Hospital Geral de Arujá, tiveram tramitação acelerada, com leitura e votação em 1ª e 2ª turnos ainda na segunda-feira, em sessão extraordinária.
Serviço
A íntegra da Sessão Ordinária está disponível no canal oficial da Câmara no YouTube. As sessões ocorrem todas as segundas-feiras, a partir das 18h.
Publicado em:
Publicado por: