28 de agosto de 2025
Arujá conquista título de Município de Interesse Turístico (MIT)
Projeto de Lei 764/2025 foi aprovado em Sessão da Alesp no dia 28/8
Após dez anos de espera, Arujá conquistou o título de Município de Interesse Turístico (MIT). A classificação, que reconhece o potencial de desenvolvimento do setor na cidade, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em sessão realizada na quinta-feira (28/8). O projeto de Lei 764/2025 obteve o apoio de 92 parlamentares em uma ação articulada pelos deputados estaduais e que beneficiou 70 cidades paulistas.
Com o MIT, Arujá receberá R$ 800 mil/ano de aporte financeiro. A expectativa é que os recursos gerem emprego e renda e movimentem a economia local, principalmente, os setores de comércio e serviços.
Uma comitiva da cidade, composta por representantes da Prefeitura e do Poder Legislativo, acompanhou a Sessão e vibrou com a decisão do Plenário. “Estamos extremamente felizes! A nossa cidade ganhou um presente e com esse recurso iremos gerar emprego e renda para os arujaenses”, disse Clau Camargo, presidente do Fundo Social de Solidariedade.
A presidente da Câmara de Arujá, Profª Cris (PSD), que integrava o grupo, agradeceu o empenho do prefeito Luís Camargo e de sua equipe e a atuação do secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena. “Agradeço a todos que garantiram o MIT para nossa cidade. Viva Arujá!”, comemorou.
Na Alesp o clima era de muita festa como expressou o presidente da Assembleia, o deputado estadual André do Prado (PL). “Algo que parecia impossível. Praticamente uma unanimidade. A vaidade foi deixada de lado por muitos deputados, autores e coautores de projetos, que abriram mão para que esses projetos fossem apresentados de forma coletiva, tivéssemos consenso e pudéssemos em uma tarde aprovar 70 projetos. Isso foi histórico.”
MIT
Os MITs são cidades com grande potencial turístico, que recebem apoio do estado para desenvolver projetos na área. O título serve para reconhecer e fomentar a aptidão turística que esses municípios possuem, incentivando investimentos, em parceria com o Executivo estadual, em infraestrutura e promoção das atrações.
Com a aprovação das novas cidades, São Paulo passará a contar, caso sejam sancionadas, com 214 MITs, além das 70 estâncias turísticas. As cidades são representadas pela Amistesp.
O objetivo da articulação na Alesp foi garantir o desenvolvimento do turismo no Estado. Em sua fala, o secretário Roberto de Lucena destacou “o turismo é o nosso petróleo”.
*Com informações da assessoria da Alesp
Leia matéria completa aqui.
Publicado em:
Publicado por: