28 de agosto de 2025
Sucesso de público marca abertura da 3ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Palestra com Mirella Tanaka abordou desafios e caminhos no ensino de pessoas com deficiência; evento organizado pelo vereador Divinei
Na quarta-feira, 27 de agosto de 2025, a Câmara Municipal de Arujá deu início à 3ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, em evento que lotou a Associação Cultural de Arujá (Kaikan), reunindo cerca de 650 pessoas, segundo os organizadores.
Promovida pelo vereador Divinei Silva (PL), presidente da Comissão PCD e organizador da Semana, a abertura contou com a presença da presidente da Câmara, Profª Cris (PSD), que destacou a importância do debate sobre acessibilidade e inclusão. Também prestigiaram o evento os vereadores Tiago Ursão (MDB), Professor Danilo (PSD), Renan de Arujá (Podemos) e Pastor Moisés Chocolate (União), além do prefeito Camargo (PSD), que em sua fala enalteceu a realização da iniciativa.
A palestra da psicóloga Mirella Tanaka, mestre em Análise de Comportamento Aplicada (ABA – Paradigma), abordou o tema “Estratégias de Inclusão de Pessoas Neurodivergentes”. Com clareza e profundidade, a especialista contextualizou os desafios mais comuns enfrentados em sala de aula e transmitiu uma mensagem de encorajamento aos profissionais da educação — público majoritário da noite — ressaltando caminhos possíveis para a prática inclusiva.
Antes da palestra principal, a educadora Cláudia Regueiro, diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusiva de Mogi das Cruzes, acompanhada das pedagogas Renata San Giácomo Lima e Heidi Ribeiro da Costa, elogiou a abordagem da palestrante convidada, ressaltando a relevância do tema para a prática pedagógica.
Segunda noite
Nesta quinta-feira (28/08), também a partir das 18h30, será realizada o encerramento da Semana PCD com a presença de Daniel Dias, maior medalhista paralímpico brasileiro, com 27 conquistas internacionais. Em sua palestra “Como Transformar Obstáculos em Oportunidades”, ele compartilhará sua trajetória e mostrará que a deficiência não é barreira para o sucesso.
Entrada Solidária
A participação nas palestras é gratuita, mas será necessária a doação de 1 kg de alimento não perecível para retirada do ingresso. Todo o volume arrecadado será destinado ao Fundo Social de Solidariedade.
Publicado em: