06 de janeiro de 2026
Coroinhas ganham dia especial no Calendário de Festividades
Projeto do vereador Caio Mãos Solidárias (União) ainda homenageia os cerimoniários
O vereador Caio Mãos Solidárias (União) é o autor da Lei 3777/25, que incluiu no Calendário de Festividades do Município o Dia Municipal do Coroinha, do Acólito e do Cerimoniário, a ser comemorado em 15 de agosto. Nessa data, os católicos celebram São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas.
Na Lei, foram destacados três objetivos centrais para a criação da data comemorativa: homenagear a iniciativa da Igreja Católica em abrir espaço para crianças e jovens, reconhecer o compromisso cristão dos participantes e promover a conscientização sobre a importância da formação espiritual.
Na justificativa ao projeto, Caio Mãos Solidárias foi ainda mais enfático quanto à relevância desse trabalho não apenas para a Igreja como também para a sociedade.
“A atuação de coroinhas, acólitos e cerimoniários representa uma das mais significativas formas de engajamento de crianças, adolescentes e jovens na vivência da fé e no serviço pastoral da Igreja. Trata-se de uma experiência que vai além da participação litúrgica e envolve formação espiritual, disciplina, solidariedade e senso de comunidade”, pontuou.
Na tradição católica, coroinhas e acólitos são meninos ou meninas, com idade entre seis e 15 anos que auxiliam os sacerdotes durante as celebrações. À exceção da idade, que costuma ser maior entre os acólitos, ambos exercem praticamente as mesmas atividades no altar. Eles cuidam das velas, dos livros e participam das procissões.
Já os cerimoniários assumem outras responsabilidades. A eles cabe a organização de todos os ritos da liturgia.
De acordo com o texto legal, o dia poderá ser comemorado com a realização de palestras, seminários ou outros eventos de caráter formativo.
A nova lei foi sancionada pelo prefeito e publicada na edição de 26/11 do Diário Oficial. Para ler o texto na íntegra, clique aqui.
Publicado em: