14 de janeiro de 2026
Arujá institui o “Projeto Sonho Brilhante” para incentivar o atletismo entre crianças e adolescentes
Projeto de autoria dos vereadores Ana Lúcia dos Santos e Roberto Marques da Silva passa a integrar o calendário municipal
A Prefeitura de Arujá promulgou a Lei Municipal nº 3.789/2026, de autoria dos vereadores Ana do Esporte e Robertinho Marques - ambos do PSD - que institui o Projeto Sonho Brilhante e o inclui no Calendário Oficial do Município. A iniciativa será realizada anualmente na primeira semana de setembro e tem como foco levar o atletismo a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com a nova legislação, o projeto busca ampliar o acesso ao esporte, especialmente em comunidades e bairros mais afastados, utilizando o atletismo como ferramenta de inclusão, formação cidadã e desenvolvimento humano. A proposta também visa despertar o interesse esportivo desde cedo, criando oportunidades para a descoberta de novos talentos.
Na justificativa que fundamentou a criação da lei, os autores destacam que o esporte é um importante instrumento de transformação social, capaz de contribuir para a formação de valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe, responsabilidade e resiliência. Além disso, o Projeto Sonho Brilhante tem como objetivo manter crianças e adolescentes em atividade ao longo do ano, ajudando a afastá-los de situações de risco social.
Outro ponto enfatizado é o papel do atletismo como prática acessível, que estimula a saúde, a qualidade de vida e a socialização, promovendo a inclusão e o convívio entre pessoas de diferentes origens, realidades e condições sociais. A iniciativa também incentiva debates e orientações relacionadas ao bem-estar físico e emocional.
O projeto que deu origem à lei foi aprovado em sessão ordinária realizada em 15 de dezembro do ano passado, e recebeu voto favorável de todos os vereadores.
Publicado em: