Notícias

14 de janeiro de 2026

Arujá institui a “Semana Municipal das Meninas” para ampliar direitos e oportunidades

Iniciativa de autoria da vereadora Ana Lúcia dos Santos incentiva debates sobre igualdade

Visualize fotos

Foi promulgada pelo prefeito Dr. Camargo (PSD) a nova lei que inclui no Calendário Oficial do Município de Arujá a Semana Municipal das Meninas, a ser celebrada anualmente de 11 a 18 de outubro. A iniciativa é de autoria da vereadora Ana do Esporte (PSD) e representa um avanço nas ações voltadas à promoção dos direitos, da igualdade de gênero e da conscientização sobre as necessidades específicas das meninas na comunidade.

A Semana Municipal das Meninas se inspira no Dia Internacional das Meninas, celebrado em 11 de outubro por recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), que reconhece as desigualdades e desafios enfrentados globalmente por meninas e adolescentes. A nova lei municipal busca alinhar Arujá a essa agenda internacional, promovendo debates e ações que potenciem o desenvolvimento, a proteção e a participação das meninas em diferentes espaços da vida social e comunitária.

Na justificativa, Ana destacou, entre outros aspectos, a necessidade de reforçar a igualdade de acesso à educação de qualidade, a proteção contra violência e discriminação de gênero, o acesso a serviços de saúde adequados e o incentivo à participação das meninas em espaços de liderança e tomada de decisão. A semana pretende mobilizar escolas, espaços públicos e organizações da sociedade civil para atividades de conscientização, diálogo e empoderamento.

Em Plenário, a proposta recebeu apoio unânime dos demais vereadores, tendo sido aprovada em 2ª e definitiva votação em 15 de dezembro do ano passado.



Publicado em: