Notícias

16 de outubro de 2018

Câmara aprovou criação da Semana Municipal de Conscientização sobre Autismo

Câmara aprovou criação da Semana Municipal de Conscientização sobre Autismo

Visualize fotos Visualize fotos

Com 12 votos favoráveis, o Plenário da Casa de Leis aprovou na Sessão Ordinária de 10/10 o projeto de Lei nº 127/2018 de autoria da vereadora Ana Cristina Poli (PR) que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo. A proposta, se tornada Lei, incluirá a atividade no Calendário Oficial de Eventos do Município permitindo a realização de ações de mobilização.

Em sua justificativa, a vereadora Ana Poli salientou que “ainda hoje existe muito preconceito com os autistas devido à grande falta de conhecimento das pessoas”. Ela trouxe dados da Organização das Nações Unidas (ONU) que apontam a existência de 70 milhões de afetados pela síndrome no mundo. No Brasil, um levantamento de 2011 feito pelo psiquiatra infantil Marcos Tomanik na cidade paulista de Atibaia aferiu a prevalência de um caso de autismo para cada 368 crianças entre sete e 12 anos.

Em Arujá, informações da Secretaria de Saúde dão conta da existência de 15 casos. “O projeto ampliará o conhecimento, a interação, a conscientização sobre o problema e, consequentemente, a inclusão, sem preconceitos por parte da sociedade”, acredita Ana Poli que, recentemente, aprovou Moção de Parabenização aos professores que acompanham crianças com este tipo de Síndrome.

Durante a Semana entidades públicas ou privadas, em parceria com a Prefeitura de Arujá, poderão promover seminários, palestras, cursos e campanhas sobre o autismo. A ideia é que a partir de 2 de abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo – toda a cidade esteja voltada a debater esse assunto e sugerir políticas públicas que permitam oferecer condições de tratamento e acompanhamento aos pacientes.

O autismo é caracterizado por uma disfunção global do desenvolvimento, que altera a capacidade de comunicação, socialização e comportamento do indivíduo. Esta desordem faz parte de um grupo de síndrome chamado Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD).

Como foi aprovado em segunda discussão, o projeto será enviado à análise do prefeito José Luiz Monteiro (MDB). Se tornado Lei, entrará em vigor na data de sua publicação.

 

 

Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

(11) 4652-7015

Texto: Silmara Helena

Fotos: Imprensa/CMA

16/10/2018



Publicado em:

Publicado por: