Notícias
06 fevereiro 2026
Arujá deverá contar com mais uma ambulância do Samu até abril
Anúncio foi feito pelo secretário de Saúde da cidade durante audiência pública de prestação de contas na Câmara Municipal
A população de Arujá deverá contar com mais uma ambulância do Samu em abril. A informação foi repassada pelo secretário de Saúde da cidade, Leonardo Santos dos Reis, durante a audiência pública de prestação de contas da pasta referente ao 3º trimestre de 2025, realizada nesta quinta-feira (dia 05/02), no plenário da Câmara Municipal.
A reunião foi coordenada pelo presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, vereador Tiago Ursão (MDB). Também estiveram presentes a diretora de Finanças da Secretaria de Saúde, Lívia Renata da Silva Pereira e os vereadores Leandro Larini (PL); Juvenildo Barboza (PP) - membro da Comissão; Renan de Arujá (PODE); o relator da Comissão Professor Danilo (PSD) e Pastor Samoel Maia (REPUBLICANOS)
De acordo com o secretário, de Saúde, a licitação para a aquisição da ambulância está sendo realizada pelo Cresamu (Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Santa Isabel também será contemplada com mais um veículo. A informação atendeu o questionamento do professor Danilo, que também cobrou a mudança da Farmácia de Alto Custo para o Centro da cidade.
“Sabemos que a unidade é de responsabilidade do Governo do Estado, mas há uma pactuação e colaboração da Prefeitura de Arujá para que o atendimento à população seja de qualidade. Hoje mais de 1,7 mil atendimentos são registrados no local. É fundamental que o serviço esteja localizado em uma área acessível para todos”, afirmou o relator da Comissão de Saúde.
Segundo o secretário Leonardo, a mudança deverá acontecer ainda no início deste ano: “Existe o estudo entre a Secretaria de Saúde e Estado para mudar a unidade do Jardim Fazenda Rincão para o Centro. Acredito que em março vamos inaugurar a unidade, que cresceu muito. Iniciamos o atendimento com 780 pacientes e hoje estamos com 1.720. Somos a primeira cidade do Alto Tietê a solicitar este sistema e avançaremos ainda mais nos próximos meses”.
Questionado pelo vereador Renan de Arujá, o secretário de Saúde também prestou contas sobre as obras do Hospital Geral da cidade: “Entramos na reta final das obras, que já chegam a 82% de conclusão. Estamos em fase de acabamento e seguiremos para a próxima etapa, que é equipar e efetivamente garantir o funcionamento da unidade, em parceria com os governos estadual e federal”, explicou.
Ao fazer uso da palavra, o vereador Leandro Larini alertou para o avanço do absenteísmo em consultas e exames na cidade: no último quadrimestre, o percentual chegou a 32,5% em consultas, representando 840 faltas em quatro meses. No exames agendados, o número é ainda maior: 38,9% - 1.050 munícipes agendaram suas consultas no sistema público de saúde e não compareceram entre os meses de setembro e dezembro de 2025.
Já o vereador Tiago Ursão destacou, entre outros assuntos, os avanços no cadastro do Bolsa Família e atendimento médico nos últimos cinco anos – crescimento de 37%. Somente no último quadrimestre, quase 37 mil pessoas foram atendidas. Já a ação do Bolsa Família, que possuía como meta atingir 60% do público alvo, chegou a 65% em quatro meses. Os números aumentam expressivamente na área da Saúde da Família: 104,5 mil visitas foram realizadas no período.
Controle de endemias
Entre outros números apresentados, o secretário de Saúde destacou o marco de 91% do público-alvo vacinado contra a dengue (primeira dose), além da atividade de combate os mosquitos vetores pela equipe de Vigilância Epidemiológica – quase 9 mil ações realizadas, entre visitas a imóveis, atendimento a denúncias, nebulizações e limpezas de espaços públicos.
A íntegra da audiência pública e prestação de contas da Saúde pode ser conferida no canal da Câmara Municipal de Arujá, no Youtube.
Últimas Notícias

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2026 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.57 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!