Notícias
31 agosto 2018
Audiência Pública sobre Lei de Zoneamento será realizada na segunda-feira (3/9)
Audiência Pública sobre Lei de Zoneamento será realizada na segunda-feira (3/9)
A Câmara de Arujá realiza nesta segunda-feira (3/9), a partir das 18h, a 1ª audiência pública para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 06/18, de autoria do Poder Executivo, que trata da revisão da Lei de Zoneamento, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo do município. A proposta está sendo analisada pela Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento e Meio Ambiente da Casa.
O debate público será realizado no Plenário Vereador João Godoy com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Câmara de Arujá no YouTube.
No artigo 1º do PLC nº 06, o prefeito José Luiz Monteiro (MDB) explicita os objetivos a serem alcançados com a nova legislação. São três: assegurar a reserva dos espaços necessários em localizações adequadas destinados ao desenvolvimento das diferentes atividades urbanas; assegurar a concentração equilibrada de atividades e pessoas no território do Município, mediante controle do uso e aproveitamento do solo e estimular e orientar o desenvolvimento urbano de forma organizada e controlada.
Em mensagem enviada ao Legislativo, José Luiz salienta a necessidade de reformulação das leis urbanísticas a fim de atender as novas demandas de crescimento da cidade. “Temos a Lei Complementar nº 06 de 02 de janeiro de 2007 (Plano Diretor) em vigor, porém, necessitamos de atualização de um braço dela, sendo este a Lei de Zoneamento, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo. Considerando ainda que a Lei nº 1472, em vigência desde 3 de outubro de 2000, necessita de uma atualização e revisão técnica para fins de enquadrar-se nas atuais necessidades e vocações da cidade”, apontou no documento.
O PLC foi dividido em oito capítulos, sendo Zoneamento (Capítulo 1); Conceitos e Definições (Capítulo 2); Gabarito (Capítulo III); Parcelamento (Capítulo IV); Área Rural (Capítulo V); Estacionamento (Capítulo VI); Exigências e Restrições Ambientais (Capítulo VII) e Disposições Gerais (Capítulo VIII).
Presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento e Meio Ambiente, a vereadora Ana Cristina Poli (PR) demonstrou sua preocupação com o conteúdo do PLC e sua “aplicabilidade”. Ela se pronunciou sobre o assunto na Sessão Ordinária de 29/8. “É um projeto que não pode ser simplesmente liberado. Exige atenção e estudo para que, de fato, seja executado com transparência, clareza e coesão”, afirmou ao elogiar a iniciativa da Presidência de contratar uma consultoria especializada para auxiliar os parlamentares na análise da propositura.
Segundo ela, a Prefeitura também terá de enviar ao Legislativo a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) para que os projetos “caminhem em conjunto”.
Vice-Presidente da Comissão, Rafael Santos Laranjeira (PSB) reforçou a cobrança pelo PDDI durante discurso na Tribuna da Casa na Sessão Ordinária de 29/8. “Corremos o risco de aprovar a Lei de Zoneamento e depois ela ser alterada ou tornada inexequível por conta do Plano Diretor. Portanto, precisamos aprová-lo antes. Em lugar nenhum se encaminha a Lei de Zoneamento antes do Plano Diretor. A prefeitura inclusive já está atrasada”, enfatizou.
A Comissão de Obras apresentou e teve aprovado pelo Plenário o requerimento nº 1502/18 no qual solicita informações à administração municipal sobre o prazo de envio do projeto de revisão do Plano Diretor.
A Prefeitura tem 15 dias para encaminhar resposta ao Legislativo.
Câmara Municipal de Arujá
Assessoria de Comunicação
imprensa.camaraaruja@gmail.com
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br
(11) 4652-7015
Texto: Silmara Helena
Fotos: Imprensa/CMA
Últimas Notícias
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.26 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!