Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


25 setembro 2025

Câmara de Arujá concede Título de Cidadãs Arujaenses às irmãs Ana Maria e Maria Luiza

Gêmeas foram homenageadas por iniciativa do vereador Divinei por trajetória de superação das jovens diagnosticadas com autismo


A Câmara Municipal de Arujá realizou na noite de terça-feira (23/09) uma emocionante sessão solene para homenagear as irmãs gêmeas Ana Maria Evaristo Machado e Maria Luiza Evaristo Machado, que receberam o Título de Cidadãs Arujaenses. A iniciativa foi proposta pelo vereador Divinei Silva (PL), que compôs a Mesa da solenidade ao lado da presidente da sessão, vereadora Profª Cris (PSD).

A trajetória das irmãs, marcada por dedicação, aprendizado e conquistas notáveis, foi enaltecida como exemplo de inspiração pelo autor do projeto que concedeu a honraria às irmãs Machado, Divinei. O parlamentar também ressaltou a importância do papel dos pais na formação das homenageadas.

O prefeito Luís Camargo (PSD) destacou que a solenidade era, possivelmente, uma das mais importantes homenagens já concedidas pela Casa de Leis e a presidente Profª Cris enalteceu o papel dos educadores na formação das jovens.

Em Tribuna, Ana Maria se disse muito feliz por representar Arujá por onde passava. “Se você está aqui, você faz parte da minha história: esse título eu divido com todos que lutam pela inclusão e a causa autista. Lugar de autista é em todo lugar”, declarou. Maria Luiza, por sua vez, destacou que é dever da sociedade entender o autista e incluí-lo para ter mais empatia.

O evento contou com a presença de familiares, amigos e diversas autoridades públicas, que prestigiaram o reconhecimento da trajetória de superação das jovens diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Entre os convidados que fizeram uso da tribuna, destacaram-se Vera Tabach, presidente da Associação Brasileira de Imprensa e Mídia Eletrônica (ABIME); Ana Karin de Andrade, presidente do Instituto Mulheres Solidárias e da Associação das Prefeitas e Vice-Prefeitas do Estado de São Paulo (APVPESP) e ex-prefeita de Cruzeiro (SP); Claudio Paganotto, delegado da Polícia Civil e diretor do Centro de Referência e Proteção às Vítimas PcD da ABRACEPCD; e Valéria Bolsonaro, secretária de Estado de Políticas para a Mulher.

Também estiveram presentes e participaram da solenidade os vereadores Tiago Ursão (MDB), Danilo Silva (PSD) e Leandro Larini (PL).

Biografia

Ana e Maria nasceram em Santa Isabel no dia 26/10/2005. Com 1 ano e dois meses, os pais souberam que ambas tinham Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deram início ao tratamento multidisciplinar. A evolução foi surpreendente.

Inspirada por uma amiga surda, com a qual queria se comunicar, Ana começou a aprender a linguagem de sinais. O aprendizado virou paixão e trabalho. Segundo ela, o hiperfoco na atividade a ajudou a conquistar a excelência e a condição de primeira autista intérprete de Libras do Brasil.

Ana pode ser vista em eventos da cidade, nos quais realiza a tradução do Hino de Arujá, mas o seu talento já a levou a outros eventos nacionais e até internacionais, como o TEAfrica.

Já Maria Luiza concluiu o ensino médio e estudou programação e desenvolvimento de jogos pela AluraStart, praticou esportes, como ginástica rítmica e karatê, no qual alcançou a faixa amarela, e, aos 19 anos, conclui o curso de inglês. Atuando como assessora da irmã, ela recebeu medalhas e homenagens das Câmaras Municipais de São Paulo e Mogi das Cruzes.




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!