Notícias
06 julho 2018
CDHU se compromete a reavaliar valor das prestações de moradias em Arujá
CDHU se compromete a reavaliar valor das prestações de moradias em Arujá
Técnicos da área financeira da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) se comprometeram a reavaliar o valor das prestações dos apartamentos e casas do conjunto habitacional construído na região do Jardim Emília, em Arujá. A medida visa adequar o custo mensal do financiamento à renda das famílias.
“Meu marido está fazendo ‘bicos’ e eu trabalhando como faxineira. A nossa renda caiu muito desde quando mudamos mas o valor da prestação continua o mesmo”, explicou a síndica do condomínio 4, Marcela Silva Rodrigues. Ela e outros dois síndicos dos condomínios 2 e 3, respectivamente – Antônio Rolim Gonzaga e Telma Moreira da Silva, conhecida como Mulher do Chapéu - estiveram em reunião na sede da CDHU em São Paulo na manhã de quinta-feira (5/7) para discutir alternativas para o problema.
O encontro contou com a participação do deputado estadual Alencar Santana (PT), do vereador Renato Bispo Caroba e da equipe da CDHU.
“Nosso objetivo é construir as condições para que as famílias continuem a morar lá sem se tornarem inadimplentes”, explicou Caroba ao ressaltar que, nos últimos dois anos, houve uma considerável queda do poder aquisitivo das famílias. O conjunto do Jardim Emília começou a ser ocupado em 2016.
“A CDHU tem uma política de revisão da prestação de forma a garantir a compatibilidade com a renda familiar”, garantiu a assessora do Departamento de Atendimento Habitacional Claudia Prieto Contento. No entanto, a diminuição da renda, inicialmente declarada, precisa ser comprovada. “Trabalhamos com dinheiro público e existem regras para esta readequação”, pontuou o superintendente de Finanças, Martin Navarro.
Segundo ele, o objetivo da CDHU é viabilizar meios para que as famílias permaneçam nas moradias.
Para famílias que ganham entre um e três salários mínimos o comprometimento da renda com pagamento de moradia chega a 15% em média. O limite é de até 30% para trabalhadores com ganhos de até dez salários mínimos.
A equipe esclareceu, porém, que este percentual varia ao longo do contrato. “Assim como o subsídio oferecido”, disse Martin. Isso porque a revisão da prestação pode implicar em aumento do valor, caso as famílias tenham tido variação positiva de vencimentos.
Informalidade
“Autônomo desempregado não permite revisão de prestação mensal”, enfatizou o gerente de recuperação de crédito Sérgio Rogério Santana. A informação suscitou debates durante a reunião. “Um profissional autônomo pode ficar sem remuneração, pois ela depende da situação do País e da demanda. Então ele não pode ser punido por ter sua renda reduzida”, afirmou o deputado Alencar Santana.
O parlamentar solicitou à equipe da CDHU e ao presidente da Companhia, Humberto Schmidt que pudessem considerar a situação específica de quem não tem registro em carteira. “Se a autodeclaração da renda foi aceita para a aquisição do imóvel deve ser aceita para a repactuação do financiamento; até porque a situação do trabalho vem mudando e mesmo trabalhadores formais podem ter seu salário reduzido bruscamente em situações de crise”. Schmidt ficou de avaliar a proposta.
“A reunião foi muito positiva e acredito que conseguimos avançar. Agora aguardaremos contato da CDHU para que a situação de cada família seja avaliada, afirmou Caroba.
Também participaram da reunião o líder do Núcleo de Contratos e Operações, João Batista Fortunato, o assessor do Departamento de Atendimento Habitacional, Jorge Muriá e a assessoria do vereador Renato Caroba.
Câmara Municipal de Arujá
Assessoria de Comunicação
imprensa.camaraaruja@gmail.com
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br
(11) 4652-7015
Texto: Silmara Helena
Fotos: Imprensa/CMA
Publicado em 06/07/2018
Últimas Notícias
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Arujá pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | 1.0.1.26 |
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!