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29 setembro 2025
Prefeitura de Arujá apresenta relatório financeiro do 2º quadrimestre de 2025
Informação foi dada pela equipe da Secretaria durante audiência pública de prestação de contas realizada na Câmara de Arujá
A Prefeitura de Arujá apresentou, em audiência pública na Câmara Municipal, os resultados financeiros referentes ao segundo quadrimestre de 2025, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000). A sessão foi conduzida pelo vereador Divinei Silva (PL), vice-presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, e os números foram detalhados pelo secretário de Finanças, Caio César Vieira de Araújo, e sua equipe.
Ainda participaram da audiência os vereadores Luciano Lima (PP), Tiago Ursão (MDB), Professor Danilo (PSD) e Professora Cris (PSD), presidente da Casa de Leis.
Receita em alta
De maio a agosto de 2025, a arrecadação total do município somou R$ 430 milhões, o que representa um crescimento de 3,93% em relação ao mesmo período de 2024, equivalente a R$ 16,2 milhões a mais nos cofres públicos. Entre os tributos municipais, os maiores avanços ocorreram no ISSQN (+18,3%), ITBI (+28,5%) e taxas municipais (+31,6%). O IPTU teve alta mais tímida, de 2,2%. Já o IRRF apresentou queda de 2,9%.
Segundo o titular da pasta, o aumento no ISSQN decorre do convencimento da população sobre a importância de recolhimento do tributo; já o aumento do ITBI é consequência direta da construção do Hospital Geral, segundo Caio, que deve continuar aquecendo o mercado imobiliário nos próximos anos.
Nas transferências estaduais e federais, os destaques positivos foram os repasses de ICMS (+10,1%), IPVA (+10,5%) e FPM (+8,5%). Em contrapartida, os valores destinados pelo SUS caíram 27,1% em comparação ao ano passado.
Despesas e investimentos
As despesas empenhadas no período chegaram a R$ 562,6 milhões. A maior parte foi destinada a Saúde (27,8%), Educação (25%) e Administração (26,1%). As demais áreas — como urbanismo, segurança, transporte, assistência social e cultura — ficaram com 21,1%.
Na área de investimentos, o município aplicou R$ 48,6 milhões, o que representa uma taxa de investimento de 8,7% sobre as despesas totais.
Educação e Saúde acima do mínimo legal
O relatório também apontou que Arujá segue aplicando os recursos acima dos limites constitucionais. Em Saúde, foram investidos 27,37% da receita líquida de impostos, quase o dobro do mínimo exigido (15%). Já em Educação, o índice foi de 29,28%, acima do mínimo legal de 25%.
Situação fiscal
A cidade mantém os gastos com pessoal sob controle, representando 38,4% da Receita Corrente Líquida, bem abaixo do limite de 54% previsto na lei. A dívida consolidada líquida apresentou saldo negativo, o que significa que o município tem mais recursos disponíveis do que dívidas registradas.
Ainda segundo o secretário de Finanças, os relatórios completos podem ser acessados no Portal da Transparência da Prefeitura de Arujá, permitindo que a população acompanhe de perto a gestão dos recursos públicos.
Apresentação
Já os dados da audiência estão disponíveis no Portal da Transparência da Câmara de Arujá e a íntegra da audiência pode ser assistida no canal oficial do Legislativo no YouTube.
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