Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


29 agosto 2025

Sorria para a vida: Daniel Dias entusiasma público com lições de superação

Palestrante, aplaudido de pé, encerrou 3ª Semana PCD da Câmara Municipal


O atleta paralímpico Daniel Dias foi aplaudido de pé pelo público que lotou o auditório do Kaikan e encerrou com sucesso, na noite de quinta-feira (28/8), a 3ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, organizada pela Câmara de Arujá.

Apesar de ter nascido sem os braços e com apenas uma das pernas, Daniel tornou-se o maior medalhista do Brasil: foram 100 medalhas ao longo da carreira sendo 78 de ouro.

Antes de iniciar a palestra, que durou pouco mais de uma hora, o esportista disse que seu objetivo era levar as pessoas à reflexão. “A deficiência não define quem somos. Sempre acreditei nisso. O que nos define é o que está dentro de nós. A minha deficiência é uma característica. Minha mensagem principal é dizer às pessoas que todos somos iguais em nossas diferenças e que essas diferenças não deveriam nos separar e sim nos unir”, salientou. Ao subir no palco, no entanto, Daniel foi além. Listou com simpatia e bom humor, as lições que aprendeu ao longo da vida e que o ajudaram a superar as dificuldades e o preconceito:

  • Sorria para vida: Um sorriso não é uma escolha é uma ação. Divirta-se no processo.
  • Tenha foco e determinação: Foque naquilo que você é bom. Acredite no seu potencial.
  • O óbvio precisa ser dito. Quando conquistei minhas medalhas, olhei para os meus pais e disse: Muito obrigado.
  • Valorize a sua história. Acredite em você. Nós precisamos de pessoas que nos façam acreditar. Esse é o desafio. Ao mesmo tempo diga às pessoas que você também acredita nelas.

Para Daniel, a luta contra o preconceito ainda é um desafio para as pessoas com deficiência e o esporte é uma ferramenta de inclusão. “Quando entrei na piscina, pela primeira vez, me senti completo. O esporte tem essa capacidade e pode ser muito utilizado ainda”, afirmou.

Parceria

Idealizador da 3ª Semana PCD, o vereador Divinei Silva (PL) agradeceu de forma efusiva o público e o apoio que recebeu dos colegas e da Presidência para realização do evento.

Salientou seu compromisso com o público PCD, desde a criação da Comissão Permanente na Casa, e destacou que seu principal objetivo é “dar visibilidade à causa”. Em homenagem à Hadassa Machado, coordenadora da Diretoria da Pessoa com Deficiência, falecida em agosto, pediu um minuto de silêncio.

A presidente da Câmara Municipal, Profª Cris (PSD) aproveitou para lembrar das ações do Agosto Lilás, campanha nacional pelo fim da violência doméstica, e o início, em breve, de uma parceria da Escola do Legislativo com a Secretaria de Educação.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo, disse que Arujá “acredita na pessoa com deficiência” ao se referir à criação da diretoria voltada a execução de políticas públicas para esse grupo. Em seu discurso, anunciou que o Município vai fechar uma parceria com o Comitê Paralímpico e avançar nessa área. “Acreditamos no esporte como inclusão e como transformação social”, resumiu.

Também prestigiaram a atividade os vereadores Leandro Larini (PL), que também assina a autoria do projeto de criação da Semana PCD; Tiago Ursão (MDB) e Luciano Lima (PP). O prefeito Luís Camargo (PSD) fez questão de comparecer e cumprimentar Daniel Dias.

Em dois dias de evento, a 3ª Semana PCD atraiu cerca de 1.300 pessoas. No dia 27/8, a palestrante foi Mirella Tanaka que falou de estratégias de inclusão da PCD na Educação.

 




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!