Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


13 agosto 2025

Câmara aprova moções à Igreja e projeto de prevenção ao alcoolismo infantojuvenil

Ainda passou em primeira votação a criação de espaços para prática de soltar pipas


Na Sessão Ordinária de 11 de agosto, os vereadores aprovaram moções de reconhecimento a instituições religiosas e atletas locais, além de um projeto voltado à prevenção do consumo precoce de álcool por crianças e adolescentes.

A Moção de Aplausos nº 65/2025 parabeniza a Paróquia Senhor Bom Jesus de Arujá pela realização da novena e das festividades em homenagem ao Padroeiro da cidade. A homenagem, assinada pelos vereadores Divinei (PL), Profª Cris (PSD), Profº Danilo (PSD), Reynaldinho (PSD), Leandro Larini (PL) e Caio Mãos Solidárias (UNIÃO), foi aprovada por unanimidade e destacou a atuação do pároco Frei Osmar dos Santos de Paulo.

A quase Paróquia Nossa Senhora da Paz, sob coordenação do padre Clériston de Souza Silva, também foi reconhecida pela condução do seu primeiro novenário, período de nove dias consecutivos de celebrações religiosas e eventos sociais. A propositura, assinada por Divinei, recebeu apoio unânime da Casa (Moção 66/2025).

Também recebeu destaque a atleta Nickole Tomaz de Souza, reconhecida por sua atuação na equipe de ginástica rítmica de Arujá e também por sua participação no projeto Vereador Mirim por um Dia. A homenagem foi iniciativa do vereador Tiago Ursão (MDB) - Moção 61/2025.

Já o deputado federal David Soares foi reverenciado pelo envio de emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para Arujá, em moção de autoria (64/2025) do vereador Juvenildo Barboza (PP).

Ordem do Dia

A pauta incluiu ainda a aprovação, em primeira votação, do projeto de lei que institui a Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo Infantojuvenil (PL 42/2025) que visa promover ações educativas e de conscientização sobre os riscos do consumo precoce de bebidas alcoólicas e do projeto de Lei 37/2025 que cria os pipódromos — espaços destinados à prática esportiva, artística e de lazer para soltar pipas. Ambas as proposituras são de autoria do vereador Tiago Ursão (MDB) e devem passar por segunda discussão e votação antes de serem encaminhadas à sanção do prefeito.

A sessão ainda contou com 53 indicações de melhorias e 18 requerimentos de informações ao Executivo.

Luto

Assinada por todos os vereadores, foi lida Moção de Pesar pelo falecimento de Hadassa Machado dos Santos, responsável pela diretoria da Pessoa com Deficiência de Arujá. Hadassa foi descrita como uma ativista incansável, motivada por sua experiência pessoal como pessoa com deficiência física, atuando em defesa de grupos historicamente marginalizados, como mulheres, comunidades negras, povos indígenas e população LGBT.

Filha de Luzia Maria Machado e Juvenil dos Santos, Hadassa estudou no Colégio Alpha e formou-se em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes, com pós-graduação em Direito Previdenciário, além de estar concluindo Psicologia no ENIAC. Atuou como advogada, agente e produtora cultural, influenciadora digital e, em 2025, assumiu a Diretoria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura, onde desenvolveu projetos voltados ao atendimento desse público.

Hadassa ainda foi candidata a vereadora nas eleições de 2024 e, apesar de estreante na disputa, obteve 693 votos.  

A Prefeitura de Arujá decretou luto oficial pelo falecimento da ativista, vítima de pneumonia.

 




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!