Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste   |  




Notícias


23 setembro 2025

Câmara aprova projetos sobre inclusão, cultura e lazer em Arujá

Vereadores se reuniram no Salão Nobre da Câmara para realização de sessão ordinária


 

Apesar das fortes chuvas de segunda-feira (22/09), que inviabilizaram o uso do Plenário por questões técnicas, a Câmara de Arujá realizou normalmente sua Sessão Ordinária, dessa vez, no Salão Nobre Vereador Francisco Rodrigues de Ávila com a presença de todos os parlamentares. Na ocasião, os vereadores discutiram e aprovaram três projetos de lei durante a Ordem do Dia, além de indicações, requerimentos e homenagens a lideranças religiosas.

O vereador Caio Mãos Solidárias (União) apresentou proposta que reconhece iniciativas de empresas voltadas à inclusão de Pessoas com Deficiência. O texto cria o Selo “Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência – PCD”, a ser concedido a companhias instaladas em Arujá que comprovem ações de valorização e proteção às pessoas com deficiência, como incentivo à capacitação profissional, promoção da saúde e qualidade de vida, equiparação salarial e adesão a políticas inclusivas. A matéria (PL 48/2025) foi aprovada em primeira discussão e deverá retornar à pauta na próxima semana.

Já o vereador Tiago Ursão (MDB) teve aprovado, em primeiro turno, o projeto que institui a Semana Municipal do Brincar (PL 57/2025). A proposta reforça o direito ao lazer e reconhece a ludicidade como parte essencial da infância e da cultura. O objetivo é valorizar as brincadeiras tradicionais como patrimônio da sociedade, promover o encontro entre gerações e estimular hábitos saudáveis.

Outro projeto apreciado foi o do vereador Pastor Moisés (União), que propõe a criação da Semana Municipal da Cultura Cristã Evangélica (PL 64/2025). A proposta ainda passará por nova votação em plenário.

Homenagem

O parlamentar também apresentou Moção de Aplausos (84/2025) em homenagem ao reverendo Sergio Melo, reconhecendo sua atuação contra a discriminação racial. Segundo o texto da homenagem, Melo organiza o evento internacional Africa Friends em parceria com instituições como a subsecção da OAB-SP, universidades, entidades de classe e empresas. O Africa Friends promove debates sobre empregabilidade de jovens negros, racismo institucional, empreendedorismo e acesso à universidade, além de atividades culturais, esportivas e de lazer

Além disso, foram aprovadas 30 indicações e cinco requerimentos, reforçando a pauta de demandas apresentadas pelos parlamentares em benefício da população aruajaense.

A íntegra da Sessão Ordinária está disponível no canal oficial da Câmara no YouTube.




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!