Proposituras - Ana Lucia dos Santos - Pesquisa
Indicação Nº 994/2025
Data: 13/06/2025
Protocolo: 01751/2025
Situação: Não Especificado
Regime: Ordinário
Quórum: Maioria simples
Classificação: Pavimentação
Autoria: Ana Lucia dos Santos
Assunto: Operação tapa buracos entre as ruas Paramaribo e rua Marechal Castelo Branco no Bairro Jardim Rincão.
Texto: INDICO ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, nos termos regimentais, que determine ao setor competente providências quanto operação tapa buracos entre as ruas Paramaribo e rua Marechal Castelo Branco no Bairro Jardim Rincão.
Justificativa: Ambas as ruas apresentam múltiplas ocorrências de buracos de diferentes tamanhos e profundidades, fissuras e desagregação do asfalto. Essa condição precária é resultado de diversos fatores, como o desgaste natural pelo tempo, o intenso tráfego de veículos as variações climáticas e, possivelmente, a falta de manutenção preventiva adequada ao longo dos anos. Diante do exposto, solicitamos a máxima prioridade para a execução da operação tapa-buraco nas Ruas Paramaribo e Marechal Castelo Branco, visando garantir a segurança, o conforto e a mobilidade de todos os usuários dessas importantes ruas. Segue imagem anexa. Ciente da sensibilidade do nosso estimado Prefeito para a solução dos problemas que afligem os moradores do nosso município, peço especial atenção.
Indicação Nº 993/2025
Data: 13/06/2025
Protocolo: 01749/2025
Situação: Não Especificado
Regime: Ordinário
Quórum: Maioria simples
Classificação: Pavimentação
Autoria: Ana Lucia dos Santos
Assunto: Revitalização da calçada em torno da Escola Municipal Sidônia Nasser do Prado.
Texto: INDICO ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, nos termos regimentais, que determine ao setor competente, providências para revitalização em toda a calçada em torno da Escola Municipal Sidonia Nasser do Prado.
Justificativa: Em recente visita ao local foi constatada a necessidade de revitalização da calçada em torno da escola para que pedestres possam caminhar com segurança, sem risco de queda, pois já foi mencionado pelos funcionários da escola que pessoas idosas já tiveram quedas com lesões no tornozelo. Portanto existem altos riscos de acidentes, motivo pelo qual rogamos as devidas providências com urgência.
Requerimento Nº 220/2025
Data: 13/06/2025
Protocolo: 01753/2025
Situação: Não Especificado
Regime: Ordinário
Quórum: Maioria simples
Autoria: Ana Lucia dos Santos
Assunto: Pintura de todas as lombadas (redutores de velocidade) e tapa buraco em toda a extensão da Avenida PL do Brasil
Texto: REQUEIRO ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, nos termos regimentais e após deliberação favorável do Egrégio Plenário, que informe dentro do prazo estabelecido pela L.O.M., se há previsão para pintura de todas as lombadas (redutores de velocidade) existentes na Avenida PL do Brasil
Justificativa: A medida se faz necessária para garantir a segurança de pedestres e motoristas, uma vez que a sinalização horizontal das lombadas se encontra, em sua maioria, apagada ou bastante desgastada, tornando-as quase invisíveis, especialmente em períodos noturnos ou de chuva. A falta de visibilidade tem causado transtornos e elevado o risco de acidentes. Acreditamos que a manutenção adequada das lombadas contribuirá significativamente para: • Reduzir a velocidade dos veículos: A sinalização clara alerta os motoristas com antecedência, promovendo a diminuição da velocidade e um trânsito mais seguro. • Prevenir acidentes: Lombadas bem sinalizadas evitam colisões, atropelamentos e outros incidentes que podem gerar danos materiais e lesões. • Melhorar a fluidez do tráfego: Com a sinalização visível, a necessidade de frenagens bruscas é menor, o que contribui para um fluxo de veículos mais contínuo e menos congestionado. Além disso também é necessária uma operação tapa buraco a fim de melhorar as condições do asfalto que se encontra com muitos buracos em toda sua extensão. Justifica-se o presente requerimento pela prerrogativa do Poder Legislativo de fiscalizar os atos da Administração Pública Ciente da sensibilidade do nosso estimado Prefeito para a solução dos problemas que afligem os moradores do nosso município, peço especial atenção.
Projeto de Lei Nº 46/2025
Tipo: Legislativo
Data: 06/06/2025
Finalizado: Não
Processo: 20952/2025
Protocolo: 01643/2025
Situação: Finanças e Orçamento
Regime: Ordinário
Quórum: Maioria absoluta
Autoria: Ana Lucia dos Santos, Fábio Messias Viana Ferreira
Assunto: “Dispõe sobre a denominação oficial do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II - do Parque Rodrigo Barreto."
Justificativa: Senhora Presidente, Senhores Vereadores, Neste mês em que celebramos o aniversário de nossa cidade, é oportuno destacar os avanços que vêm sendo promovidos em diversas áreas da administração pública, refletindo o compromisso com o bem-estar da população Arujaense. Entre essas importantes iniciativas, merece especial atenção a construção do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, localizado no bairro Parque Rodrigo Barreto, equipamento essencial à política pública de saúde mental. Por se tratar de um equipamento público que será inaugurado em breve e diante da sua importância, apresentamos o seguinte projeto para que o CAPS II receba a denominação de GILMAR CELESTINO DA COSTA, conhecido popularmente como Guela. Guela foi um cidadão Arujaense com destacada trajetória, oriundo de tradicional família vinculada ao setor de mineração no Município, tendo exercido quatro mandatos como Vereador, nesta Casa Legislativa, além de ter ocupado a Presidência da Câmara Municipal de Arujá nos anos de 2003 e 2004. Trata-se de uma justa e merecida homenagem a quem desempenhou relevante papel na vida pública de Arujá e cuja trajetória merece ser reconhecida. Pelos motivos expostos rogamos especial análise e atenção à matéria e posterior aprovação.
Indicação Nº 876/2025
Data: 04/06/2025
Processo: 20954/2025
Protocolo: 01565/2025
Situação: Encaminhada
Regime: Não Especificado
Quórum: Maioria simples
Classificação: Transporte e Trânsito, Sinalização
Autoria: Ana Lucia dos Santos
Assunto: Manutenção e pintura de lombada na Rua Caracas, na altura do Nº 256 no Bairro Jardim Rincão.
Texto: INDICO ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, nos termos regimentais, que determine ao setor competente a necessidade de realizar a manutenção e a pintura da lombada existente na Rua Caracas, no bairro Jardim Rincão, nas proximidades do número 256.
Justificativa: Moradores e motoristas que trafegam diariamente pela Rua Caracas relatam dificuldades em visualizar a lombada existente na altura do nº 256, devido ao desgaste da sinalização horizontal (pintura) e à falta de manutenção da estrutura. A situação representa risco à segurança viária, podendo causar acidentes e danos aos veículos. A revitalização e sinalização adequada da lombada é medida simples, porém essencial para garantir a redução de velocidade nesse trecho, promovendo maior segurança para pedestres e condutores. Segue foto anexa. Ciente da sensibilidade do nosso estimado Prefeito para a solução dos problemas que afligem os moradores do nosso município, peço especial atenção.
Indicação Nº 873/2025
Data: 03/06/2025
Processo: 20954/2025
Protocolo: 01560/2025
Situação: Encaminhada
Regime: Não Especificado
Quórum: Maioria simples
Classificação: Revitalização Urbana
Autoria: Ana Lucia dos Santos
Assunto: Retirada de entulho em calçada na Rua Maria Helena, 121 Vila Ferreira
Texto: INDICO ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, nos termos regimentais, que determine ao setor competente a retirada de entulho em calçada na Rua Maria Helena, 121 Vila Ferreira
Justificativa: O acúmulo de entulho tem causado transtornos à circulação de pedestres e veículos, além de representar um risco à saúde pública e ao meio ambiente. Considerando a importância de manter as vias públicas limpas e seguras para os moradores e para a comunidade em geral, solicito que seja tomada providência para a remoção do entulho o mais breve possível. Ciente da sensibilidade do nosso estimado Prefeito para a solução dos problemas que afligem os moradores do nosso município, peço especial atenção.
Requerimento Nº 203/2025
Data: 03/06/2025
Processo: 20955/2025
Protocolo: 01561/2025
Situação: Aguardando Resposta
Regime: Ordinário
Quórum: Maioria simples
Autoria: Ana Lucia dos Santos
Assunto: Manutenção ou construção de Bueiro na Rua Caracas na altura no Nº 143 no Bairro Jardim Rincão
Texto: REQUEIRO ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, nos termos regimentais e após deliberação favorável do Egrégio Plenário, se há estudos de manutenção ou construção de Bueiro na Rua Caracas na altura no nº 143 no Bairro Jardim Rincão
Justificativa: Solicito, portanto, que seja realizado o devido estudo técnico e a execução de obras de infraestrutura para o fundamento, recuperação ou implantação do bueiro, conforme necessidade constatada pela equipe técnica Segue imagem em anexa.. Justifica-se o presente requerimento pela prerrogativa do Poder Legislativo de fiscalizar os atos da Administração Pública quanto aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, economicidade, razoabilidade, finalidade, motivação e atendimento do interesse público.
Indicação Nº 857/2025
Data: 29/05/2025
Processo: 20938/2025
Protocolo: 01531/2025
Situação: Encaminhada
Regime: Ordinário
Quórum: Maioria simples
Classificação: Não Especificada
Autoria: Ana Lucia dos Santos
Assunto: Implantação de pista de caminhada e academia ao ar livre coberta no Bairro Jardim Arujá.
Texto: Tenho a honra de encaminhar à Vossa Excelência para vindoura deliberação do colendo Parlamento, o incluso anteprojeto de lei que institui o Fundo Especial de Despesa da Câmara Municipal de Arujá e dá providências correlatas à preconizada instituição. A iniciativa em tela tem por escopo assegurar recursos destinados a propiciar a expansão e o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas por essa Casa de Leis, com destaque para a modernização administrativa do Poder Legislativo; o aprimoramento profissional dos servidores; o desenvolvimento de programas de esclarecimentos à população sobre a atuação parlamentar, bem como a aquisição de serviços e materiais necessários ao desempenho das atribuições desse Poder. Para atingir tal objetivo, portanto, é que se propõe a criação do Fundo em apreço, mediante um sistema legal que permita o aproveitamento de verbas arrecadadas no âmbito desse Parlamento, prevendo-se, ao mesmo tempo, regras destinadas a possibilitar a gestão eficaz dos recursos em tela, que se submeterá, naturalmente, às normas que presidem a fiscalização financeira e orçamentária. Trata-se, como se vê, de medida capaz de, contribuindo para o pleno desenvolvimento das relevantes atribuições cometidas ao Poder Legislativo, trazer, em consequência, reais benefícios para toda a sociedade, pelo que entendo revestir-se de inegável interesse público a proposta legislativa em causa. Entendendo, pois, plenamente justificada a propositura, reitero a Vossa Excelência os protestos de minha alta consideração.
Justificativa: Art. 1º Fica instituído o Fundo Especial de Despesa da Câmara Municipal de Arujá, vinculado à Unidade de Despesa 01.00.00-01.02.00-01.02.01-01.031.0002.2002 - Câmara Municipal de Arujá – Secretaria da Câmara – Manutenção da Secretaria da Câmara. Art. 2º Sem prejuízo das dotações consignadas no orçamento, o Fundo a que se refere o artigo anterior tem por finalidade assegurar recursos para a expansão e o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas no âmbito da Câmara Municipal, provendo recursos, em especial, para as seguintes atividades: I - modernização administrativa do Poder Legislativo; II - aperfeiçoamento profissional dos servidores do Poder Legislativo; III - programas de esclarecimentos à sociedade acerca das atividades desenvolvidas pela Câmara Municipal; IV - aquisição de serviço e material que se fizerem necessários ao desenvolvimento das atividades do Poder Legislativo. Art. 3º Constituem receitas do Fundo recursos provenientes de: I - dotações orçamentárias próprias; II - extração de cópias reprográficas em geral; III - quaisquer outras receitas que legalmente lhe possam ser incorporadas. IV - valores cobrados para inscrição em concursos públicos de ingresso no Quadro da Câmara Municipal; V - alienação de bens e materiais que não mais se adequem ao uso pela Câmara Municipal; VI - doações, legados e contribuições de pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, de órgãos ou entidades federais, de outros Estados ou de Municípios, bem como de entidades internacionais; VII - aplicações financeiras; VIII - descontos condicionais e multas contratuais aplicadas no âmbito administrativo da Câmara Municipal; IX - recursos provenientes de convênios, acordos ou contratos; X - recolhimento de estorno de pagamento e vales-refeição de servidores não aplicados em folha de pagamento; XI - multas, indenizações e restituições; XII - garantias retidas dos contratos administrativos; e Parágrafo único - O saldo financeiro, apurado em balanço anual, será transferido para o exercício seguinte. Art. 4º As receitas próprias, discriminadas no artigo anterior, serão utilizadas no pagamento de despesas inerentes aos objetivos do Fundo e empenhados à conta das dotações da respectiva Unidade de Despesa. Parágrafo único - Sempre que o montante das receitas próprias exceder o valor da respectiva previsão, as dotações a elas correspondentes serão automaticamente suplementadas. Art. 5º O Fundo terá escrituração própria, atendidas as normas previstas na legislação vigente e estará sujeito à auditoria do Tribunal de Contas do Estado. Art. 6º Compete à Câmara Municipal a administração do Fundo, a fixação de suas diretrizes operacionais e a publicação trimestral de seu relatório e balancete. Parágrafo único - Atendida a legislação vigente, deverá a Mesa da Câmara Municipal, mediante Ato, fixar plano de aplicação e utilização dos recursos do Fundo. Art. 7º Fica criado um Conselho Fiscal para fiscalizar a utilização dos recursos do Fundo. § 1º - O Conselho será composto de membros indicados pela Presidência, escolhidos dentre os servidores do QGCEF-CMA. § 2º - A Diretoria de Orçamento, Finança e Contabilidade da Câmara Municipal indicará um servidor do quadro efetivo para exercer a função de Presidente do Conselho Fiscal. § 3º - Deverá compor o Conselho um servidor com formação em Ciências Contábeis, designado pela Presidência, sob as diretrizes do Departamento de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Câmara Municipal. Art. 8º Os equipamentos e materiais permanentes adquiridos com os recursos do Fundo serão incorporados ao patrimônio da Câmara Municipal. Art. 9º Para funcionamento do Fundo instituído por esta lei, a Secretaria Municipal de Finanças deverá adotar as providências cabíveis no âmbito de suas competências. Art. 10 O Fundo instituído pelo artigo 1º desta lei reger-se-á pelas normas do Decreto-lei Complementar nº 16, de 2 de abril de 1970, regulamentado pelo Decreto nº 52.629, de 29 de janeiro de 1971 e pelo Decreto nº 52.780, de 22 de julho de 1971. Art. 11 As despesas resultantes da aplicação desta lei correrão à conta das dotações próprias consignadas no orçamento vigente. Art. 12 Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Indicação Nº 814/2025
Data: 23/05/2025
Processo: 20926/2025
Protocolo: 01456/2025
Situação: Encaminhada
Regime: Ordinário
Quórum: Maioria simples
Classificação: Revitalização Urbana, Transporte e Trânsito
Autoria: Ana Lucia dos Santos
Assunto: Reforma e readequação para o ponto de ônibus localizada na esquina com a Rua Joana Darc na Estrada dos Canjicas no Bairro dos Correias.
Texto: INDICO ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, nos termos regimentais, que determine ao setor competente providências quanto reforma e readequação para o ponto de ônibus localizada na esquina com a Rua Joana Darc na Estrada dos Canjicas no Bairro dos Correias.
Justificativa: O referido ponto de ônibus atualmente é composto apenas por uma estrutura de madeira simples com cobertura de telha, apresentando visível deterioração, ausência de bancos adequados, proteção lateral e falta de acessibilidade. Diante da exposição às intempéries (sol, chuva e vento) e da precariedade da estrutura, os usuários do transporte público, em especial idosos, crianças e trabalhadores, encontram-se em situação de vulnerabilidade e desconforto enquanto aguardam o transporte coletivo. Cabe destacar que o ponto em questão atende diariamente dezenas de munícipes, sendo rota de linhas que ligam o bairro Canjicas ao centro da cidade e a outros bairros adjacentes. A reforma se faz necessária para garantir segurança, acessibilidade e dignidade aos usuários do transporte público, em conformidade com os princípios da administração pública, notadamente o da eficiência e da dignidade da pessoa humana. Segue imagem anexa. Ciente da sensibilidade do nosso estimado Prefeito para a solução dos problemas que afligem os moradores do nosso município, peço especial atenção.
Indicação Nº 813/2025
Data: 23/05/2025
Processo: 20926/2025
Protocolo: 01455/2025
Situação: Encaminhada
Regime: Ordinário
Quórum: Maioria simples
Classificação: Revitalização Urbana
Autoria: Ana Lucia dos Santos
Assunto: Limpeza, fiscalização e regularização da coleta de lixo no terreno baldio e substituição da lixeira localizada na Rua José Leite da Estrada dos Canjicas no Bairro dos Correias na altura do Nº 6.000.
Texto: INDICO ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, nos termos regimentais, que determine ao setor competente a limpeza, fiscalização e regularização da coleta de lixo no terreno baldio, localizado na Rua José Leite da Estrada dos Canjicas no Bairro dos Correias na altura do N° 6000.
Justificativa: Encontra-se na Rua José Leite da Estrada dos Canjicas no Bairro dos Correias, um terreno baldio em condições precárias, com acúmulo constante de lixo e entulho, que vem gerando grande preocupação entre os moradores da região. O local tornou-se foco de proliferação de insetos, roedores, animais peçonhentos e vetores de doenças, comprometendo a saúde pública e a qualidade de vida da comunidade. Além disso, embora exista uma lixeira de concreto instalada no local, a mesma encontra-se danificada, antiga e com estrutura comprometida, impossibilitando o uso adequado e favorecendo o descarte irregular de resíduos no chão. Soma-se a isso a falta de regularidade na coleta municipal, o que leva ao acúmulo de lixo por vários dias. Diante desse cenário, os próprios moradores, como forma de lidar com o excesso de resíduos, acabam recorrendo à queima do lixo no próprio terreno ou nas calçadas. Ainda que essa prática seja motivada pela omissão do poder público, ela representa sérios riscos à saúde da população e ao meio ambiente. Imagem em anexa. Ciente da sensibilidade do nosso estimado Prefeito para a solução dos problemas que afligem os moradores do nosso município, peço especial atenção.
Requerimento Nº 185/2025
Data: 23/05/2025
Processo: 20927/2025
Protocolo: 01451/2025
Situação: Respondido
Regime: Ordinário
Quórum: Maioria simples
Autoria: Ana Lucia dos Santos
Assunto: Reforma do banheiro público localizado na Praça Benedito Ferreira Franco (Praça do Coreto)
Texto: REQUEIRO ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, nos termos regimentais e após deliberação favorável do Egrégio Plenário, se há estudos para reforma dos banheiros públicos localizado na Praça Benedito Ferreira Franco (Praça do Coreto).
Justificativa: O referido banheiro encontra-se em condições precária de uso, apresentando problemas como: Ausência ou danificação de portas, vasos sanitários e pias: Iluminação insuficiente e condições estruturais comprometidas Justifica-se o presente requerimento pela prerrogativa do Poder Legislativo de fiscalizar os atos da Administração Pública quanto aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, economicidade, razoabilidade, finalidade, motivação e atendimento do interesse público.
Documentos Relacionados: Resposta Nº 1 ao Requerimento Nº 185/2025
Indicação Nº 795/2025
Data: 22/05/2025
Processo: 20926/2025
Protocolo: 01428/2025
Situação: Encaminhada
Regime: Ordinário
Quórum: Maioria simples
Classificação: Iluminação Pública
Autoria: Ana Lucia dos Santos
Assunto: Troca de lâmpadas queimadas nos postes ao redor do Ginásio Antônio Carlos Mendonça no Bairro Jardim Rincão.
Texto: INDICO ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, nos termos regimentais, que determine ao setor competente a troca de lâmpadas queimadas nos postes ao redor do Ginásio Antônio Carlos Mendonça no Bairro Jardim Rincão
Justificativa: Solicito que seja realizada a troca de lâmpadas queimadas nos postes ao redor do Ginásio Antônio Carlos Mendonça no Bairro Jardim Rincão Com o objetivo de proporcionar um ambiente seguro e adequado para a prática esportiva durante o período noturno. A iluminação contribuirá para o bem-estar da comunidade, favorecendo a realização de atividades físicas, esportivas e de lazer para os moradores. Essas melhorias trarão benefícios para a comunidade local, promovendo o esporte, o lazer e a saúde, Ciente da sensibilidade do nosso estimado Prefeito para a solução dos problemas que afligem os moradores do nosso município, peço especial atenção.
Indicação Nº 794/2025
Data: 22/05/2025
Processo: 20926/2025
Protocolo: 01426/2025
Situação: Encaminhada
Regime: Ordinário
Quórum: Maioria simples
Classificação: Revitalização Urbana
Autoria: Ana Lucia dos Santos
Assunto: Limpeza e retirada de entulho na Rua Anadir Coutinho de Avila, na altura do Nº 218 no Bairro Parque Rodrigo Barreto.
Texto: INDICO ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, nos termos regimentais, que determine ao setor competente providências quanto à limpeza e retirada de entulho na Rua Anadir Coutinho de Avila, na altura do n° 218 no Bairro Parque Rodrigo Barreto.
Justificativa: Os moradores do local solicitam a retirada de entulho a fim de evitar a proliferação de animais peçonhentos levando em consideração a questão apresentada. Segue imagens anexas. Ciente da sensibilidade do nosso estimado Prefeito para a solução dos problemas que afligem os moradores do nosso município, peço especial atenção.
Indicação Nº 767/2025
Data: 16/05/2025
Processo: 20907/2025
Protocolo: 01377/2025
Situação: Encaminhada
Regime: Ordinário
Quórum: Maioria simples
Classificação: Iluminação Pública
Autoria: Ana Lucia dos Santos
Assunto: Instalação de iluminação no playground e manutenção nos brinquedos e troca de telas, na Rua Canário altura do Nº 145 no Bairro Jardim Pinheiro.
Texto: INDICO Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, nos termos regimentais, que determine ao setor competente a instalação de iluminação no playground e manutenção nos brinquedos e troca de telas. na Rua Canário altura do nº 145 no Bairro Jardim Pinheiro.
Justificativa: Solicito que seja realizada a instalação de iluminação adequada no playground e manutenção nos brinquedos, e troca de telas. situada na Rua Canário altura do nº 145 no Bairro Jardim Pinheiro, com o objetivo de proporcionar um ambiente seguro e adequado para a prática esportiva durante o período noturno. A iluminação contribuirá para o bem-estar da comunidade, favorecendo a realização de atividades físicas, esportivas e de lazer para os moradores. Ciente da sensibilidade do nosso estimado Prefeito para a solução dos problemas que afligem os moradores do nosso município, peço especial atenção. Segue foto em anexa.
Indicação Nº 763/2025
Data: 16/05/2025
Processo: 20907/2025
Protocolo: 01370/2025
Situação: Encaminhada
Regime: Ordinário
Quórum: Maioria simples
Classificação: Esporte e Lazer
Autoria: Ana Lucia dos Santos
Assunto: Instalação de um playground infantil, e aparelhos de ginástica em área localizada na rua Serra de Paranapiacaba com a rua Serra do Espinhaço - Bairro Mirante.
Texto: INDICO ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, nos termos regimentais, que determine ao órgão competente providências quanto à Instalação de um playground infantil, e aparelhos de ginástica em área localizada na rua Serra de Paranapiacaba com a rua Serra do Espinhaço – Bairro Mirante.
Justificativa: Tal solicitação se justifica pela ausência de espaços de lazer adequados para as crianças da comunidade e locais apropriados para o convívio dos moradores, especialmente os idosos e responsáveis que acompanham os pequenos. A instalação de um playground contribuirá significativamente para o desenvolvimento das crianças e para o fortalecimento dos laços sociais entre os moradores da região Segue anexa foto do local. Ciente da sensibilidade do nosso estimado Prefeito para a solução do problema que aflige os moradores do nosso município, peço especial atenção.